0
abril 12, 2012 Posted by GTA in Notícias da Rede GTA

Brasil Certificado debate oportunidades da certificação socioambiental

Imaflora fez a entrega do primeiro certificado emitido pela Rede de Agricultura Sustentável para uma fazenda de gado no mundo.

A Feira Brasil Certificado realiza a sua quinta edição nos dias 10 a 12 de abril, no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo, e apresenta alguns modelos de certificação agrícola e florestal.  Mostra também como a sustentabilidade tem sido adotada pelas empresas brasileiras.

O evento reúne atores comprometidos com a sustentabilidade e com a certificação socioambiental. Além disso, para enriquecer o debate conta com a presença de representantes de empresas certificadas, líderes ambientais, ONGs, produtores rurais, comunidades extrativistas e representantes do poder público.

A primeira edição da Feira Brasil Certificado teve início em 2004, mas foi seis anos depois que 5 mil pessoas e 45 expositores valorizaram a iniciativa. Para essa edição foram organizados eventos paralelos como lançamentos de publicações, demonstração gastronômica de produtos certificados, entre outros.

Na oportunidade o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) fez a entrega do primeiro certificado emitido pela Rede de Agricultura Sustentável para uma fazenda de gado no mundo.

A Fazenda São Marcelo Ltda reúne quatro fazendas, totalizando 31 mil hectares e faz parte do Grupo JD. Responsável pelo abate de 35 mil cabeças por ano, o empreendimento está Localizado no Mato Grosso.

Para Rubens Gomes, secretário executivo da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA) e do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), “essa fazenda é um exemplo real de que é possível desenvolver a produção agrícola e agropecuária de forma sustentável, sem causar grandes danos socioambientais, principalmente, neste momento de enfrentamento das mudanças climáticas”.

A engenheira agrônoma do Imaflora, Daniellla Macedo, que conduziu a auditoria na fazenda, destacou no site da organização alguns diferenciais do empreendimento, como: I) Possui duas Reservas Particulares de Patrimônio Natural; II) Possui um termo de cooperação técnica com o Ibama do Mato Grosso para a recuperação e posterior soltura de animais apreendidos; III) Promove cursos de artesanato para as mulheres dos funcionários das fazendas, de maneira a que possam complementar a renda familiar; IV) Promove cursos de aperfeiçoamento e reciclagem para os funcionários; e V) Observa as regras do bem -estar animal.

A Brasil Certificado é protagonizada pelo Imaflora, em parceria com Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, FSC Internacional e a Rede de Agricultura Sustentável (RAS). Bienal e realizada desde 2004, o evento encerra hoje consolidando seu objetivo de reunir em um só lugar expositores que manejam florestas, empresas e produtores comunitários. Todos certificados pelo selo FSC. Além de constatar que o Brasil tem se tornado promissor quando o assunto é sustentabilidade de cadeias produtivas.

  Assessoria de Comunicação – REDE GTA
Click to share thisClick to share this