0
novembro 25, 2013 Posted by GTA in Notícias na mídia

COP 19 estabelece Mecanismo de Varsóvia

Ferramenta tem como objetivo lidar com os impactos das mudanças climáticas, no entanto ainda existem dúvidas sobre como será a capitalização desse novo instrumento

As delegações dos 190 países reunidos na Polônia para a Conferência do Clima da ONU (COP 19) concordaram em criar o Mecanismo de Varsóvia, que visa disponibilizar ajuda para as nações impactadas pelas mudanças climáticas.

O texto sobre "Perdas e Danos" foi aprovado depois de muitas discussões e emendas, mas acabou ficando bastante vago e sem ambição. Por exemplo, sobre a capitalização do novo mecanismo, o texto apenas pede por contribuições, sem compromissos.

Além disso, prevaleceu a vontade dos Estados Unidos e o mecanismo será alocado sob a estrutura de adaptação. Isso significa que os paises ricos poderão destinar para ele recursos já prometidos para ações de adaptação climática. 

O texto sobre "Perdas e Danos" será revisto em 2016.

De qualquer forma, e mesmo considerando os avanços para o REDD+, a COP 19 será lembrada como uma decepção. As negociações para o acordo climático global pouco progrediram, levando inclusive as ONGs que acompanhavam o evento a abandoná-lo.

Fonte: Instituto Carbono Brasil

Click to share thisClick to share this