0

DESENVOLVIMENTO DA METODOLOGIA DO PROTOCOLO COMUNITÁRIO COM A CONAB

O presidente do GTA Rubens Gomes se reuniu com os técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) João d'Angelis e Ianelli Loureiro para dar encaminhamentos e aprimorar o desenvolvimento da metodologia da construção do Protocolo Comunitário no Bailique.

 

A reunião teve o objetivo inicial retornar os acontecimentos do 1º Encontrão da Construção do Protocolo Comunitário no arquipélago do Bailique, que foi realizado entre os dias 5, 6 e 7 de junho e posteriormente estabelecer a participação da CONAB como oficineiros nas próximas oficinas introduzindo informações sobre a Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPMBio) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) aos Povos e Comunidades Tradicionais.

Durante a reunião foi levantada a extrema necessidade da verificação das informações sobre as políticas públicas relacionadas aos Povos e Comunidades Tradicionais e da atual situação das populações locais perante a legislação territorial. Essas incertezas dificultam muitas vezes o acesso das famílias aos seus benefícios. Para isso também será realizado a simulação da aplicação Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Outra questão abordada foi a doação das mudas da andiroba para manejo e o apoio à comercialização das sementes.

Com a ajuda da CONAB estão previstas a participação de um(a) técnico(a) do Amapá e de um analista de Brasília durante todas as próximas oficinas dessa rodada. 

O próximo ciclo de oficinas no arquipélago do Bailique começará nos dias 18 e 19.07 no Polo 3 na Comunidade do Franquinho. Posteriormente as oficinas acontecerão nos dias 8 e 9.08 no Polo 1 (Comunidade Livramento), 5 e 6.09 no Polo 4 (Comunidade Jaranduba) e para finalizar esta rodada nos dias 19 e 20.09 no Polo 2 (Comunidade Jangada).

 

0.0/60votes
Voting statistics:
RatePercentageVotes
60%0
50%0
40%0
30%0
20%0
10%0
Click to share thisClick to share this