0
junho 25, 2014 Posted by GTA in Notícias da Rede GTA, Notícias na mídia

DESENVOLVIMENTO DA METODOLOGIA DO PROTOCOLO COMUNITÁRIO REUNIÃO COM O MPA

Para dar continuidade ao desenvolvimento da metodologia da construção do Protocolo Comunitário no Bailique se reuniram nesta terça-feira (24.06), o presidente do GTA Rubens Gomes, o Subsecretário e o técnico do MPA, Kelven Stella Lopes e Dimitrius Gabriel.

A reunião teve o objetivo dar encaminhamentos após o 1º Encontrão realizado entre os dias 5, 6 e 7 de junho e estabelecer a participação do MPA nas próximas oficinas, como também na possível elaboração de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o GTA e o MPA. A próxima rodada de oficinas trará novos conteúdos para as comunidades e o MPA, mais precisamente a Secretária de Planejamento e Ordenamento da Pesca (SEPOP), poderá abordar os temas relacionados à capacitação de gestão para o ordenamento pesqueiro artesanal, à introdução de uma cadeia de organismos aquáticos produtiva.

Durante a reunião foi levantada a extrema necessidade da verificação das informações sobre as políticas públicas relacionadas à pesca pelas comunidades, que muitas vezes dificulta o acesso das famílias aos seus benefícios.

O próximo ciclo de oficinas no arquipélago do Bailique começará nos dias 18 e 19.07 no Polo 3 na Comunidade do Franquinho. Posteriormente as oficinas acontecerão nos dias 8 e 9.08 no Polo 1 (Comunidade Livramento), 5 e 6.09 no Polo 4 (Comunidade Jaranduba) e para finalizar esta rodada nos dias 19 e 20.09 no Polo 2 (Comunidade Jangada).

Com a ajuda do MPA estão previstas a participação de um(a) técnico (a) do MPA durante todas as próximas oficinas dessa rodada e do técnico Dimitrius Gabriel e uma delas e no 2º Encontrão em dezembro de 2014.

O GTA e o MPA irão elaborar de um plano de ação com a direção da Colônia Z-5, a fim de capacitar os pescadores para acessarem as políticas públicas.

O MPA contribuirá na preparação do material informativo com foco na construção do Protocolo Comunitário e na melhoria da gestão da Colônia Z-5, que será impresso em lona, repassado nas oficinas e logo após entregue às comunidades.

Futuramente o GTA e o MPA estarão pactuando o Acordo Técnico de Cooperação para intensificar a parceria na construção do Protocolo Comunitário do Bailique.

0.0/60votes
Voting statistics:
RatePercentageVotes
60%0
50%0
40%0
30%0
20%0
10%0
Click to share thisClick to share this