0
setembro 19, 2012 Posted by GTA in Notícias da Rede GTA

Entidades e movimentos socioambientais debaterão Estratégia Nacional de REDD com MMA

Acontecerá na próxima quinta-feira, 20/8, uma reunião com os representantes do Observatório do REDD e outras entidades para conhecer e debater a proposta do Ministério do Meio Ambiente – MMA sobre a Estratégia Nacional de REDD – ENREDD.

No encontro os representantes da Secretaria de Mudanças Climáticas do MMA farão a apresentação do esboço da ENREDD. A proposta ainda não está pronta e será apresentada aos movimentos sociais e entidades ambientalistas, após a solicitação apresentada pelo Observatório do REDD e GTA, para que a minuta existente seja debatida.

A construção da ENREDD tem a finalidade de avançar no debate para a formulação de uma politica nacional de compensações por redução de emissões de gases de efeito estufa decorrentes de desmatamento e degradação florestal (REDD). A definição dessa estratégia permitirá estabelecer uma política que ajude a financiar um novo modelo de desenvolvimento, com destaque para a Amazônia.

O interesse dos representantes das entidades socioambientais é que a Secretaria de Mudanças Climáticas do MMA esclareça algumas questões sobre os aspectos de governança, padrões existentes para monitoramento, relato e verificação (MRV) das emissões de carbono, financiamento, repartição de benefícios, instrumentos econômicos, orçamento e gestão e o cronograma de ação.

A reunião, organizada pelo GTA e Observatório de REDD, acontecerá na sede do WWF/Brasil, em Brasília. Participarão os representantes da Secretaria de Mudanças Climáticas do MMA e das seguintes organizações: SMCQ, DPCD, GMCF, Rede GTA, WWF, IPAM, IDESAM, ICV, FAZ, FUNBIO, CI, TNC, FGV, IEB, CNS, COIAB, Caatinga e ISA.

Assessoria de Comunicação GTA
Click to share thisClick to share this