0
março 15, 2012 Posted by GTA in Notícias na mídia

Estados destacam prioridades da Amazônia Legal

O objetivo da 3ª Reunião do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal é estabelecer cooperação entre as ações ambientais e econômicas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das populações amazônicas.

As particularidades de cada um dos nove estados que compõem a Amazônia Legal e a importância de uma agenda ambiental para a região foram destacadas pelo secretário de Extrativismo e Desenvolvimento do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Roberto Vizentin, nesta quinta-feira (15), em Porto Velho, durante a 3ª Reunião do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal. O objetivo do encontro é estabelecer cooperação entre as ações ambientais e econômicas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das populações amazônicas.

“Cada Estado tem uma pauta específica e o que dá sentido a esse encontro é justamente a busca por elementos comuns, tanto no que diz respeito aos desafios, quanto aos encaminhamentos e soluções de propostas”, destacou. Para Vicentin, o debate deve ocorrer de forma conjunta, para que seja alcançada uma rede comum de áreas ambientais protegidas integralmente, tal como as Unidades de Conservação (UCs) federais, estaduais e municipais e terras indígenas, quilombolas e assentamentos extrativistas.

Outro ponto abordado pelo secretário foi a questão dos pagamentos por serviços ambientais e regularização. Segundo ele, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma tarefa que deve ser assumida coletivamente, perante um movimento conjunto entre Governo Federal, estados e municípios. A sugestão do representante no MMA é tornar o evento um canal de discussões e propostas para uma ação unificada do CAR, seguindo as particularidades de cada região.

Durante o encontro, os secretários de Meio Ambiente também irão discutir demandas que devem ser levadas para debate na Conferência Rio+20, marcada para junho. Ao término do Fórum, nesta sexta-feira (16/03), também será elaborada a Carta de Rondônia, documento final da 3ª Reunião do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal. A atual área da Amazônia Legal abrange a totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

Sophia Gebrim/ MMA
0.0/60votes
Voting statistics:
RatePercentageVotes
60%0
50%0
40%0
30%0
20%0
10%0
Click to share thisClick to share this