






É com grande tristeza que viemos publicar o falecimento de um dos grandes defensores da agroecologia no Brasil. O nosso querido Jorg Zimmermann se foi no dia 11.06.2014. O mundo fica um pouco mais triste, menos interessante com a perda desta nobre figura! Jorg já se encontrava na UTI e sofreu um AVC.
De memória, um pouco do que Jorg fez:
Jorg Zimmermann foi um dos colaboradores e fundadores da Rede GTA. Era engenheiro agrônomo, mestre em desenvolvimento rural, começou sua vida profissional como extensionista da Emater na Amazônia e foi, por toda sua vida, um apaixonado pela região e por sua gente - agricultores familiares e povos da floresta. Ele também foi um dos pioneiros da discussão da agroecologia no Brasil.
Toda sua vida foi dedicada a criar condições políticas e práticas para que agricultores familiares e extrativistas de todo o Brasil possam ter acesso à terra e a condições de trabalho e produção com sustentabilidade. Ele ocupou diversos cargos no Ministério do Meio Ambiente, sempre a serviço do bem público e do interesse das populações tradicionais e agricultores familiares. Ele liderou a elaboração participativa da política nacional de povos e comunidades tradicionais.
Mesmo depois de se aposentar, ele continuou um militante das causas da agroecologia e do extrativismo, sempre disposto a compartilhar conhecimentos e contribuir com os processos dos movimentos sociais que acompanhou por toda sua vida.
Não dá pra fazer uma lista de todos os processos que ele ajudou a impulsionar e mesmo que a fizéssemos, faltaria a alma que o Jorg colocava em tudo o que fazia. É difícil pensar que ele não estará mais ao nosso lado, gentil, mas firme nas suas posições.
Obrigada, Jorg, por tudo que nos ensinou!