0
junho 26, 2013 Posted by GTA in Notícias da Rede GTA

GTA apóia campanha “Nossa Amazônia – Contra privatização do nome Amazônia”

Assessoria de Comunicação GTA

O Grupo de Trabalho Amazônico declara apoio total à campanha Nossa Amazônia – Contra privatização do nome Amazônia, lançada semana passada no Senado Federal, que luta contra o uso exclusivo do domínio .amazon por empresa norte-americana.

A campanha objetiva coletar, por meio de petição on-line, o maior número possível de assinaturas para entregá-las na próxima reunião da ICANN (Corporação da Internet para Designação de Nomes e Números), em julho, na África do Sul.

A Amazon, empresa de vendas on-line, solicitou à ICANN, que é responsável pela coordenação global do sistema de identificadores exclusivos da Internet, o uso exclusivo do sufixo .amazon na internet.

Se o pedido à ICANN for aceito, para qualquer outro uso do domínio .amazon, terá que ser feita a solicitação de autorização prévia e efetivar um pagamento à empresa. Os interesses comerciais da empresa estarão acima do livre uso de um termo que faz referência à região amazônica.

A petição deve ser acessada no endereço www.nossaamazonia.org.br . Até o momento, mais de 2200 assinaturas já foram coletadas. O estado do Amazonas lidera o número de assinaturas.

O GTA esteve presente no ato que lançou a Campanha no Senado Federal, no dia 19 de junho. O presidente do GTA, Rubens Gomes, participou da mesa de lançamento da Campanha, juntamente com a senadora Vanessa Grazziotin; Hartmut Richard Glaser, secretário-executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI); Embaixador Benedicto Fonseca Filho, do Departamento de Ciência e Tecnologia do Itamaraty e representante do CGI; e o Embaixador Robby Ramlakha, secretário geral da OTCA.

“Pedimos a todos os nossos companheiros e instituições parceiras que apoiem esta campanha em defesa da nossa identidade. Não podemos permitir que uma empresa ou qualquer outra pessoa detenha o uso exclusivo do nome Amazônia. Esta é a nossa cultura, a nossa identidade, o nosso mundo. Assinem a petição, compartilhe com seus amigos, com suas redes e apoiem esta Campanha” , declarou o presidente do GTA.

Segundo Rubens Gomes, a Rede GTA não medirá esforços para mobilizar todos os amazônidas e brasileiros nesta luta, e já começou a mobilizar as 20 regionais da Rede que estão nos 9 estados da Amazônia Brasileira.

Os outros países da Amazônia – Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela -, que são membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), também são adeptos à Campanha.

“Para nós é importante saber o que vai acontecer com o nome Amazônia. A presença dos representantes dos países-membros aqui demonstra o espírito de todos os países amazônicos pra continuar defendendo os nossos interesses na região amazônica, também o domínio .amazon”, afirmou o embaixador Robby Ramlakha, secretário geral da OTCA, no lançamento da Campanha.

Assine a petição e compartilhe!

Click to share thisClick to share this