0
setembro 18, 2012 Posted by GTA in Notícias da Rede GTA

GTA e INCRA discutem regularização de Reservas Extrativistas em Rondônia

Com o objetivo de avançar na regularização fundiária das Reservas Extrativistas de Rondônia e na execução das Políticas Públicas para as comunidades tradicionais que vivem nessas áreas, aconteceu em Brasília, na manhã desta terça-feira, 18/9, uma reunião entre a Presidência da Rede Grupo de Trabalho Amazônico – GTA e a Presidência do Instituto Nacional de Colonização e Regularização Agrária - INCRA.

Durante o encontro verificou-se que faltam informações ao INCRA sobre as áreas destinadas pela União à criação de reservas extrativistas em Rondônia, como a Resex Rio Preto do Jacundá. Essas áreas possuem comunidades tradicionais que não têm acesso aos programas de governo, os quais poderiam assegurar-lhes melhores condições de vida.

“Os moradores das Reservas Extrativistas em Rondônia preservam enormes áreas florestais e não têm acesso às políticas públicas”, destacou Rubens Gomes, presidente do GTA, durante a reunião.

“É fundamental assegurar a regularização dessas áreas, o que possibilitará ao governo federal atender aos interesses desses moradores”, disse Marcelo Trevisan, Coordenador de Regularização Fundiária do INCRA.

Definiu-se durante o encontro que o INCRA e o GTA realizarão uma série de atividades para organizar às ações em apoio aos moradores das áreas de Resex no Estado. “O principal e mais importante será a definição da dominialidade desses territórios para levar as políticas públicas às comunidades tradicionais e aos povos da floresta”, afirmou Gomes.
Click to share thisClick to share this