0
junho 20, 2014 Posted by GTA in Notícias da Rede GTA, Notícias na mídia

LANÇAMENTO DE PROPOSTA DE POLÍTICA PARA REDUÇÃO DO DESMATAMENTO EM RONDÔNIA

Será realizado no dia 25 de junho, o evento de lançamento da proposta da política estadual de Governança Climática, Gestão da Produção Ecossistêmica e REDD+ para Rondônia. O evento acontece no Golden Plaza Hotel e conta com a presença de especialistas.

Os proponentes dessa construção política sobre REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) são a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam), em parceria com o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam). De acordo com um dos organizadores do evento de lançamento, Elyezer de Oliveira, coordenador estadual de educação ambiental da Sedam, a iniciativa está em consonância com as propostas dos demais estados da Amazônia, em avançarem com regulamentações que apoiem ações de redução do desmatamento, desenvolvimento local e mitigação das mudanças climáticas globais.

desmatamentoDevido à complexidade e relevância social do tema de mudanças climáticas, a metodologia, que vem sendo utilizada pela Sedam, prevê a participação coletiva em todas as etapas de construção da lei. 

Conforme ilustra um dos palestrantes do evento, o engenheiro florestal, Pedro Soares, pesquisador do Programa Mudanças Climáticas do Idesam, ao informar que “durante o ano de 2013, uma série de oficinas em diferentes regiões de Rondônia foram realizadas para nivelamento da sociedade civil”, enfatiza.

Desde então, o Idesam vem apoiando a Sedam na construção desse importante marco para o estado de Rondônia, através dessa regulamentação em REDD+. O pesquisador destaca ainda a importância desse fato nesse momento, pois “abre uma boa possibilidade para desenvolvimento sustentável integrado em uma política pública”, destaca.

A proposta dessa Política Estadual de Governança Climática, Gestão de Produção Ecossistêmica e REDD+ tem o apoio da Skoll Foundation, Avina e tem como parceiros a Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Velho, Associação de Defesa Etno-Ambiental- Kanindé e Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam).

0.0/60votes
Voting statistics:
RatePercentageVotes
60%0
50%0
40%0
30%0
20%0
10%0
Click to share thisClick to share this