0
abril 28, 2014 Posted by GTA in Notícias da Rede GTA, Notícias na mídia

LANÇAMENTO DO FILME PULMÕES DE AÇO

Um vídeo ítalo-brasileiro dá voz às vítimas da mineração.

Nos dias 28 e 29 de abril de 2014 será apresentado no Brasil e na Itália o vídeo “Pulmões de aço – Resistências locais frente a injustiças globais”. É um documentário que nasceu por iniciativa dos missionários combonianos e que foi realizado em mutirão, envolvendo vários protagonistas da sociedade civil brasileira e italiana. A direção é de Paolo Annechini e Andrea Sperotti.

O documentário mostra a resistência de três comunidades distantes, unificadas pelas violações sócio-ambientais de três siderúrgicas ligadas à mineradora Vale. Piquiá de Baixo está no Maranhão e sofre a poluição de 4 pólos siderúrgicos em volta das casas. Santa Cruz no Rio de Janeiro é impactada pelos empreendimentos da aciaria TKCSA (parceria ThyssenKrupp-Vale). E Taranto, na Itália, vive atingida pela maior siderúrgica da Europa, ILVA.

As três comunidades uniram-se para enfrentar com mais força e visibilidade a violência escondida desse modelo de desenvolvimento. O fio vermelho que conecta as três cidades é a Vale SA, o gigante brasileiro da mineraçāo presente em mais de 30 Países, maior produtor mundial de minério de ferro. É a Vale que vende o minério extraído nas florestas do Pará e em Minas Gerais para todas as siderúrgicas citadas no vídeo. Tudo isso a preço de destruição ambiental e cultural.

Durante 31 minutos e 16 segundos, o vídeo acompanha homens, mulheres e crianças cujas vidas foram devastadas por causa de enormes complexos siderúrgicos. No Brasil ou na Itália, a história não muda: altos-fornos que poluem o ar, matam as pessoas, destroem o meio-ambiente, estrangulam culturas e tradições antigas. Além disso, têm os acidentes de trabalho e o desemprego. Tudo isso em nome de um “desenvolvimento” que enriquece poucos e empobrece muitos.

As vítimas do ciclo de mineração e siderurgia de 10 países do mundo irão se encontrar em São Luis (MA), de 5 à 9 de maio, por ocasião do seminário “Carajás 30 anos: resistências e mobilizações frente a projetos de desenvolvimento na Amazônia Oriental” (veja o site do evento: http://www.seminariocarajas30anos.org/).

O vídeo pode ser acessado pelos links: http://youtu.be/lKPRmUpKMSg (em italiano) ehttp://youtu.be/oL0JIX8AVIE (em português). Em breve também será apresentação uma versão em inglês.

0.0/60votes
Voting statistics:
RatePercentageVotes
60%0
50%0
40%0
30%0
20%0
10%0
Click to share thisClick to share this