0
novembro 8, 2012 Posted by GTA in Notícias da Rede GTA

Movimentos sociais e ONGs ambientalistas apresentam contribuições para a Política Nacional de REDD

Representantes do MMA garantem que a estratégia nacional tem se consolidado como agenda interministerial. MMA quer organizar seminário entre governo e sociedade.

Representantes dos movimentos sociais com atuação na agenda do clima se reuniram no último dia 8 de novembro com o Secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Carlos Kink. Na pauta, contribuições da sociedade organizada para a Estratégia Nacional de REDD+ (ENREDD+) que vem sendo formulada pelo MMA. A iniciativa do encontro foi deste Observatório do REDD em parceria com o Observatório do Clima.

As sugestões foram elaboradas em encontros presenciais e à distância, com a participação de representantes de 24 instituições de oito estados das regiões Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, que desenvolvem atividades ligadas ao REDD+. Os pontos discutidos abordaram temas como financiamento, salvaguardas, distribuição de benefícios, entre outros.

Rubens Gomes, presidente do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), destacou durante o encontro no MMA, a importância das contribuições da sociedade civil nesse momento de formulação de políticas. E pediu mais espaços de diálogo entre o MMA e os Observatórios do Clima e do REDD, além de outras esferas do governo.

Representantes dos movimentos sociais, presentes da reunião, relataram que a equipe da secretaria falara que as discussões sobre a ENREDD evoluíram bastante dentro do governo e já se estaria se consolidando como uma ação interministerial, que deverá incluir, além do MMA, Itamaraty, Casa Civil e os Ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Ciência e Tecnologia.

Próximos passos – Ao final do encontro, o secretario Klink garantiu que vai avaliar as contribuições dos moimentos sociais e que apresentará uma resposta ao grupo. Garantiu também que vai manter os movimentos sociais informados sobre os encaminhamentos da ENREDD. E um novo encontro deverá ser marcado brevemente.

Participaram da reunião, por parte do governo: Carlos Klink (Secretário SMCQ/MMA), Natalie Unterstell (Departamento de Mudanças Climáticas), Leticia Guimarães (DMC), Alexandre Avelino (DMC), Camila Pianca (consultora/MMA). Pelos movimentos sociais e ONG ambientalistas: Laurent Micol (ICV), Carlos Rittil (WWF), Fernanda Carvalho (TNC), Priscila Baião (CI), Felipe Bodens (Rede GTA), Rubens Gomes (Rede GTA), Victor Salviati (FAS), Mariano Cenamo (IDESAM), Andrea Azevedo (IPAM).

Click to share thisClick to share this