0
março 1, 2012 Posted by GTA in Notícias da Rede GTA

No Acre, Funai acompanha capacitação de indígenas sobre pagamento por serviços ambientais

Quinta-feira, Março 1, 2012

A Funai falou sobre os esforços nacionais para a inserção do componente indígena na Politica Nacional de Mudanças Climáticas, e na Estratégia Nacional de REDD, de modo a beneficiar os povos indígenas a partir do reconhecimento do papel das comunidades e das florestas em suas terras, para um meio ambiente de qualidade para todos.

Durante toda a semana passada, representantes da Coordenação Regional de Rio Branco/AC e da Sede da Fundação Nacional do Índio estiveram presentes na Oficina organizada pelo Instituto de Mudanças Climáticas do Acre, em conjunto com a Comissão Pró-Índio. O evento teve por objetivo apresentar o Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais, recém aprovado por lei estadual, e que poderá contar com um Subprograma Indígena, além de um programa de Carbono.

A Funai acompanhou as discussões e esclareceu dúvidas das lideranças indígenas e representantes das organizações presentes acerca das recomendações para a garantia do respeito aos direitos indígenas. A publicação Diálogos Culturais apresenta as propostas da Coordenação Geral de Monitoramento Territorial da Fundação Nacional do Índio de conteúdos e métodos a serem contemplados e utilizados em capacitações que abordem, pontual ou complementarmente, o contexto de mudanças climáticas, serviços ambientais e o mecanismo de Redução de Emissões por Degradação e Desmatamento – REDD para povos indígenas.

As lideranças indígenas reivindicaram o reconhecimento da categoria profissional de agentes agroflorestais pelo estado do Acre e debateram sobre temas como mudanças climáticas, consentimento livre, prévio e informado e REDD+. A Funai falou sobre os esforços nacionais para a inserção do componente indígena na Politica Nacional de Mudanças Climáticas, e na Estratégia Nacional de REDD, de modo a beneficiar os povos indígenas a partir do reconhecimento do papel das comunidades e das florestas em suas terras, para um meio ambiente de qualidade para todos. O órgão indigenista entende que as iniciativas estaduais sobre carbono e REDD+ devem levar em conta o mecanismo nacional ainda em construção e apóia processos informativos e de participação indígena nas discussões sobre pagamento por serviços ambientais.

FUNAI

0.0/60votes
Voting statistics:
RatePercentageVotes
60%0
50%0
40%0
30%0
20%0
10%0
Click to share thisClick to share this