Username:

Password:

Fargot Password? / Help

“Para você, o Brasil foi descoberto ou invadido?” Campanha Tamuaté-Aki

Um grupo de artistas lançou essa semana, a Campanha Tamuaté-aki, para lembrar os 514 anos da chegada de Cabral ao Brasil. A Campanha Tamuaté-Aki reúne pessoas e organizações para cobrar dos políticos e das autoridades mais respeito aos direitos adquiridos pelos povos mais antigos do país. A pergunta inicial do vídeo é feita pela atriz Letícia Sabatella, “Para você, o Brasil foi descoberto ou invadido?”, e o músico Tony Garrido pergunta na sequência, “Como será que um índio responderia a essa pergunta?”.

O maior objetivo da campanha é apoiar os povos indígenas no Brasil na defesa de seus direitos. Os mais de 305 povos indígenas brasileiros caracterizam um patrimônio da diversidade sociocultural do Brasil que se reflete nos seus conhecimentos e modos de vida, em 274 línguas e uma imensa variedade de expressões artísticas e rituais.

Campanha

Campanha Tamuaté-Aki .

Os organizadores lembram que a Constituição de 1988 reconheceu o direito originário dos índios a seus territórios, isto é, um direito que já existia mesmo antes da adoção da Carta Magana. Aponta, entretanto, que o mesmo Congresso que elaborou a Constituição está analisando projetos como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 227 e o Projeto de Lei (PL) 1.610, que, se aprovados, enfraquecerão os direitos desses povos, conquistados democraticamente, de ocuparem plenamente suas terras.

A campanha colocou no ar uma petição que tem a intenção de pedir a todos os parlamentares federais que deem seu apoio aos indígenas e demonstrem sua oposição a qualquer proposta que vise restringir os direitos desses povos. O objetivo é que, com a iniciativa de cada cidadão, o parlamento possa, mais uma vez, garantir que o Brasil seja um país mais justo, mais diverso e mais livre, para todos os povos.

A campanha é organizada pelo Uma Gota no Oceano em apoio à Mobilização Nacional Indígena, que é coordenada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). A campanha também conta com a parceria de organizações da sociedade civil como Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o Centro de Trabalho Indigenista (CTI), o Greenpeace, Fundo Socioambiental CASA e Jequitibá, além do ISA.

Visite a página da campanha e assine a petição! Os Índios do Brasil agradecem!

Deixe um comentário

Your Name: (required)

E-Mail: (required)

Website: (not required)

Message: (required)