0
maio 27, 2014 Posted by GTA in Notícias da Rede GTA, Notícias na mídia

PELO FIM DA MADEIRA ILEGAL NA AMAZÔNIA

Fonte: Greenpeace

Depois de lançar a campanha “Chega de Madeira ilegal”, o Greenpeace divulga uma animação que ilustra como funciona a extração e a importação de nível internacional da madeira extraída na Amazônia e quais danos a prática está causando ao bioma.

Grande parte da madeira exportada da Amazônia é ilegal. As madeireiras encontram furos no sistema para legalizar a exploração ilegal através de documentos falsos. Entre agosto de 2011 e julho de 2012, estima-se que 78% das áreas com atividades madeireiras no Pará - maior produtor e exportador de madeira da Amazônia - não tinham autorização de exploração.

Os madeireiros manipulam o sistema de controle, extraem madeiras de áreas de preservação e as exportam com “documentos oficiais”, que afirmam que a madeira é de origem legal. O sistema de controle que devia proibir a atividade está sendo usado para legitimar a exportação, o que gera lucro para as madeireiras e incentiva o aumento de tal prática.

A exploração ilegal de madeira na Amazônia está acabando com a floresta tropical que abriga a maior variedade de fauna e flora do mundo e é fundamental para combater as ameaças causadas pelas mudanças climáticas. Também gera conflitos com populações locais e índios, que resultam em morte e desrespeito aos direitos humanos.

Assistam o vídeo: Chega de Madeira Ilegal

0.0/60votes
Voting statistics:
RatePercentageVotes
60%0
50%0
40%0
30%0
20%0
10%0
Click to share thisClick to share this