0
agosto 29, 2014 Posted by GTA in Notícias da Rede GTA, Notícias na mídia

Reunião Anual da Força Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas

Entre os dias  11 e 14 de agosto, os delegados de 22 Estados e Províncias de sete países encontraram-se em Rio Branco (AC) para a Reunião Anual da Força Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas (GCF). O maior objetivo era discutir as formas de avançar na construção de programas subnacionais de desenvolvimento com baixas emissões de carbono e de redução das emissões por desmatamento e uso da terra (REDD+) nos trópicos, dentre outras iniciativas. 

O GCF é uma é uma iniciativa conjunta subnacional entre 22 Estados e Províncias do Brasil, Espanha, Estados Unidos, Indonésia, México, Nigéria e Peru. A cooperação foi criada em 2008 e atualmente é um dos principais esforços de incorporação do REDD+ em políticas subnacionais, nacionais e internacionais. Mais de 25% das florestas tropicais do planeta estão no território dos membros desta Força Tarefa.

Os governantes e delegados presentes assinaram a Declaração de Rio Branco que objetiva afirmar os princípios e resultados dos participantes do GCF e explicitar uma visão de um bloco de três continentes, que possui cinco línguas diferentes, que conseguiram se alinhar em torno da redução do desmatamento, em processos de longo prazo, e manutenção das florestas com igualdade de distribuição de renda e oportunidades, de educação e principalmente para o desenvolvimento do setor produtivo florestal e de serviços ambientais.

De acordo com Ana Euler, diretora-presidente do Instituto Estadual de Florestas do Amapá, a GCF tem como meta a manutenção das florestas com igualdade de distribuição de renda e principalmente, "o desenvolvimento do setor produtivo-florestal e de serviços ambientais".

Além de assinar a Declaração de Rio Branco, um documento que amarra os objetivos em comum dos membros do GCF, o encontro serve como prévia das discussões que serão feitas na COP 20, que acontecerá no final do ano no Peru.

Acesse a Declaração de Rio Branco aqui.

0.0/60votes
Voting statistics:
RatePercentageVotes
60%0
50%0
40%0
30%0
20%0
10%0
Click to share thisClick to share this