0
junho 18, 2014 Posted by GTA in Notícias da Rede GTA, Notícias na mídia

REUNIÃO DE FORTALECIMENTO DA REDE GTA EM RORAIMA

Essa semana, na última segunda-feira (16.06), o presidente da Rede GTA, Rubens Gomes, viajou para Boa Vista, RR, para um chamado das organizações sociais que querem reestruturar a Regional Roraima da Rede GTA.

“Em tempos difíceis, onde a grande maioria das organizações sociais, que antes lutavam para ‘evitar danos’, hoje estão voltadas a trabalhar exclusivamente com recursos das tais ‘compensações ambientais’, quanto mais danos sociais/ambientais, mais recursos em seus caixas”, afirma Rubens Gomes.

A reunião teve a presença das diversas lideranças da Regional GTA Roraima, entre elas: a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar – FETAG; o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR; a Central dos Assentamentos Rurais – CAR e; a Associação dos Produtores Rurais – APAPT.

reunião gta roraimaOs movimento sociais estão passando por um momento delicado, onde as entidades estão cada vez mais desmobilizadas frente aos seus coletivos problemas. Esse foi um dos motivos da realização desta reunião. A Regional Roraima sente a necessidade em se reorganizar e revisar a situação das suas entidades cadastradas.

“É extremamente importante reerguer o GTA na região, dar transparência à nossa atual situação para que possamos obter uma estratégia para melhorar as nossas ações”, afirma Maria Alves, presidente da FETAG.

A Regional possui várias demandas na região interligadas à reforma agrária e à falta de acesso dos trabalhadores rurais às políticas públicas.

Uma das atuações que já vem sendo realizada em conjunto com o INSS e o CONTAG, é o treinamento de algumas lideranças para o cadastramento dos trabalhadores rurais à Previdência Social.

Outra ação que acontecerá nos dias 23, 24, 25 julho será a Formação das Lideranças para Mobilização das entidades que já estão cadastradas na Regional e para adquirir novos parceiros.

Para a regional mobilizar a região é muito importante, já que a comunicação com as bases no interior do estado é de difícil acesso. As lideranças em Boa Vista somente conseguem se comunicar com as lideranças afastadas através do telefone fixo ou visitas in loco, o que atrasa e dificulta as articulações.

“Acreditamos que com uma nova gestão e mais parceiros dos movimentos sindicais e trabalhadores rurais poderemos obter novos desafios e novas responsabilidades para a Regional GTA Roraima”, conclui Donoaldo de Carvalho da FETAG.

A reunião finalizou-se com otimismo e com a esperança das outras regionais também terem a mesma iniciativa de se reestruturarem para o total fortalecimento da Rede GTA.

0.0/60votes
Voting statistics:
RatePercentageVotes
60%0
50%0
40%0
30%0
20%0
10%0
Click to share thisClick to share this