0
julho 29, 2015 Posted by GTA in Notícias da Rede GTA

Semana da cultura do Bailique

O Grupo de Trabalho da Juventude que faz parte da Associação das Comunidades Tradicionais do Bailique (ACTB) organizou, juntamente com o GTA, a semana da cultura do Bailique entre os dias 17 e 24 de Julho de 2015 na Vila Progresso.

Durante essa semana ocorreram três atividades culturais: oficina de artesanato, uma oficina de dança e uma de teatro, que tiveram a participação de jovens e crianças de várias comunidades.

A oficina de artesanato foi organizada pela Patrícia Calligioni que ensinou o grupo a trabalhar com papel feito de folha de bananeira, papel reciclado, tintas naturais feitas de flores e de açaí, além de utilizar a fibra do tururi para confeccionar algumas peças de artesanato. Algumas participantes do Grupo de Trabalho do Conhecimento Tradicional se juntaram a essa oficina para aprender novas técnicas que poderão ser utilizadas por esse grupo. Importante ressaltar que esse grupo iniciou a organização de uma das salas da ACTB para ser um espaço de exposição e vendas de suas peças de artesanato.

A oficina de dança foi focada no ballet clássico e foi ministrada pela Roberta Ramos. Foram ao todo 24 alunos e alunas, entre eles adolescentes e crianças, que aprenderam algumas técnicas básicas do ballet clássico como os exercícios na barra e alguns passos essenciais da dança.

Para a oficina de teatro, participaram 29 alunos que trabalharam durante essa semana técnicas corporais, de voz, presença no palco, além de trabalhar um pouco a técnica do palhaço. Essa oficina foi desenvolvida pelo ator Marco Andrade que foi ao Bailique especialmente para trabalhar essa oficina com esse grupo.

A semana cultural foi encerrada com um espetáculo onde os alunos fizeram uma apresentação de dança e teatro. A apresentação de dança foi uma ‘aula pública’ onde os alunos mostraram o que aprenderam durante a semana. Os alunos de teatro encenaram a peça ‘ Em busca de um sonho’ que foi criada por eles durante a oficina e que trouxe para o palco questões importantes para a juventude. As apresentações tiveram a participação dos palhaços AlzhyMinu e Zuzu que trouxeram muitas risadas para o público que foi prestigiar os alunos.

0.0/60votes
Voting statistics:
RatePercentageVotes
60%0
50%0
40%0
30%0
20%0
10%0
Click to share thisClick to share this