Username:

Password:

Fargot Password? / Help

Análise participativa dos 5 anos de implementação da Política Estadual de Mudanças Climáticas do Amazonas (2007-2012)

O estudo, realizado durante o ano de 2012, foi coordenado pelo IDESAM e realizado em parceria com o GTA, CNS, ISA, IPÊ e COIAB. Além de analisar o status de implementação dos programas e mecanismos criados pela Política Estadual de Mudanças Climáticas do Amazonas (PEMC), os realizadores buscaram identificar lições aprendidas e subsídios para propor recomendações e estratégias de ação para o aprimoramento da mesma.

Ver Resumo Executivo.

______________________________________________________________________________________________________________

Uma gestão transparente, legal e eficiente!

O projeto BR 163 GTA/MMA/FAO, através do Componente lll, desenvolveu suas ações visando o fortalecimento das entidades existentes ao longo da Rodovia Santarém – Cuiabá (BR 163). Baseada nas principais dificuldades levantadas por lideranças das entidades integrantes dos Polos de Lucas do Rio Verde, Altamira, Itaituba e Santarém em suas gestões, esta cartilha tem a finalidade de contribuir para o esclarecimentos de dúvidas e na orientação para uma gestão que atenda a todas as exigências fiscais, tendo sobretudo um caráter coletivo e transparente.

Ver documento.

______________________________________________________________________________________________________________

 

A Biodiversidade e a sua vida

 

Ver documento.

 

 

______________________________________________________________________________________________________________

 

Mato Grosso no Caminho para Desenvolvimento de Baixas Emissões

O estudo tem como objetivo identificar, caracterizar e avaliar custos e benefícios advindos da implementação do Sistema de REDD+ no Estado do Mato Grosso. Ver documento.

Azevedo A. A. et al. Mato Grosso no Caminho para Desenvolvimento de Baixas Emissões: custos e benefícios da implementação do Sistema Estadual de REDD+. Brasília, IPAM, 2013.

 

__________________________________________________________________________________________________________

Comunicação Comunitária: essa é a sua onda

Resultado de um trabalho da Rede GTA, pelo componente III: Fortalecimento da Sociedade Civil e Movimentos Sociais do Projeto BR 163: Floresta, Desenvolvimento e Participação. Esta cartilha é um instrumento que guiará os comunicadores a mergulhar nesse universo amplo da comunicação comunitária. Dicas de comunicação, quais são as ferramentas da comunicação comunitária, suas características e benefícios, as diferentes formas de se comunicar e como ocorre o processo comunicacional são alguns pontos abordados neste caderno educativo.

Estimular a mobilização e o diálogo social, propiciando a interação e o fluxo de informação, por meio da valorização de saberes é o intuito da cartilha. Ver documento.

__________________________________________________________________________________________________________

 

Princípios e Critérios Socioambientais de REDD+

Documento que relata o resultado de um processo amplo de construção, que se iniciou com a elaboração de uma primeira versão em outubro de 2009 por um grupo multissetorial da sociedade brasileira. Esta versão foi submetida a um período de 150 dias de consulta pública, quando recebeu centenas de comentários. Estes comentários foram então revisados pelo mesmo grupo multissetorial e incorporados nesta presente versão do documento. Julho, 2010. Ver documento.